O Estado do Ceará ultrapassou as metas de vacinação contra a Febre Aftosa, imunizando 92% do rebanho, de 2,5 milhões de bovinos, em 143 mil propriedades rurais. A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, Adagri, Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura e Ematerce. De acordo com o presidente da Agência, Augusto Junior, a meta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) era imunizar acima de 80% do rebanho e das propriedades, em todos os municípios, e no Estado, a meta era ficar acima de 90% do rebanho, “fomos além desse índice, com ações em 184 municípios do Ceará”, ressaltou.
Para Augusto Junior, esse índice é resultado de um esforço conjunto da Adagri e seus parceiros, como Ematerce, Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura, prefeituras, Faec, Fetraece e seus sindicatos, que, por meio dos seus fiscais e agentes estaduais agropecuários foram essenciais para alcançar este resultado. Augusto ressaltou ainda o nível de conscientização dos produtores rurais “que estão fazendo o dever de casa e contribuindo de forma decisiva para que o status de Livre de Febre Aftosa Com Vacinação continue garantindo a competitividades internacional da produção agropecuária do Ceará”, reforçou.
O presidente da Adagri informou ainda que os produtores que não vacinaram seu rebanho, serão identificados pelo sistema da Agência e receberão a visita de um fiscal estadual agropecuário, que fará a autuação e aplicará a multa, corresponde a R$ 17 reais por animal não vacinado. Somente mediante este pagamento receberão autorização para compra da vacina. “É importante essa ação rigorosa, para garantir a abertura das nossas fronteiras e manter a comercialização dos nossos produtos de origem animal com outros estados e países”, justificou.
Fonte: Adagri