O Governo do Ceará selou, nesta quinta-feira (21), a promoção de mais policiais e bombeiros militares, em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará. No total, 1.847 profissionais ganharam a ascensão nas carreiras. Com isso, o Estado encerra 2017 atingindo a marca de 13.373 beneficiados com novas patentes em três anos. O número representa mais de 60% do efetivo atual nas fileiras das duas corporações reunidas.
A constante de promoções foi possibilitada pela lei que permite o fluxo contínuo nas carreiras das corporações, de autoria do governador Camilo Santana e que entrou em vigor em 2015. A legislação era reivindicação histórica das forças militares do Ceará, e hoje contempla todos aqueles que cumprem o período mínimo de permanência em cada patente (interstício), estabelecendo andamento regular e automático aos militares ao longo das carreiras.
A solenidade de promoção desta quinta-feira contou com a presença de Camilo Santana, acompanhado do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, dentre outras autoridades de segurança e lideranças políticas do Estado.
O governador lembrou que, somente no primeiro ano da lei, em 2015, foram promovidos quase 10 mil policiais. Ele argumentou que a novidade veio para trazer ânimo e motivação aos efetivos, que não passarão mais por longas esperas e incertezas de ascensão.
“Nós fizemos a lei em 2015 e ela foi aprovada pela Assembleia Legislativa. De lá para cá, nós já promovemos mais de 13 mil bombeiros e policiais militares em todo o Ceará. Isso é uma forma de reconhecimento e valorização dos nossos profissionais da Segurança Pública do Ceará. Era uma reivindicação antiga. A cada ano agora se torna uma realidade. Isso cria mais estímulos para todos exercerem suas funções. Nem sempre o reconhecimento é só salarial. Também há a autoestima do profissional, que é melhorada”, disse Camilo.
Entre os presentes no evento, estiveram a secretária da Justiça e Cidadania, Socorro França, o deputado federal Cabo Sabino, comandante da Polícia Militar, coronel Ronaldo Viana, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco, e chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart.
Posicionada com firmeza em uma das filas de profissionais a serem promovidos, a policial militar Paula Priscila compartilhava sorrisos com os colegas. Era o semblante de satisfação pelo reconhecimento de seu trabalho que a tomava de conta. Paula foi promovida para cabo da PM.
“A felicidade é total. Essa é uma motivação a mais que nós temos, pois antes as promoções demoravam bastante. A lei foi de extrema importância pra gente ter esperanças. A promoção passada eu acompanhei como espectadora, e agora chegou a minha vez. Estou muito animada”, testemunhou a jovem.
A espera de 20 anos acabou para o bombeiro militar Hans Rabelo. O profissional experiente recebeu a sonhada promoção para tenente-coronel. Segundo ele, o orgulho de alcançar o sucesso na corporação é sentido por todos que hoje ocupam os cargos militares. “Essa lei trouxe justiça para aqueles que, como eu, prestaram serviço durante anos em busca do reconhecimento e ascensão na carreira. Foi uma ação de grande importância do Governo do Ceará”, ressaltou.